terça-feira, 24 de maio de 2011

CCAA - Inglês, Espanhol e Fachada Errada

Logo que entrei para a primeira empresa de comunicação visual em que trabalhei, tinhamos 2 atendimentos, eu e outro cara. Então, como nenhum dos 2 tinha experiência na área, decidimos que fariamos um bolo só nas vendas e dividiriamos as comissões. Como eu tinha mais experiência em direção de arte eu ficaria mais interno e ele mais externo. Mas nada disso era fixo, eu atenderia alguns clientes e ele outros, o que fosse mais fácil.

Ainda no nosso primeiro mês, ficamos sabendo que um orçamento bacana de uma fachada do CCAA da Graça que tinha sido passado na gestão de outro atendimento, meses antes, seria fechada com a gente, ficamos empolgados porque era uma venda relativamente importante financeiramente. A fachada era composta de 5 peças em caixaria de aço com recortes das letras e retro-iluminada e na parte central uma placa de acrílico de quase 2 metros de diâmetro, onde todas as peças se juntavam como um quebra-cabeça. Ou seja, era caro...

Pegamos o projeto que tinha sido fechado pelo outro atendimento com o CCAA e passamos para o dono da empresa que se encarregou de passar para os fornecedores uma vez que a gente ainda não sabia onde dormiam as cobras... E como moro para as bandas de cá, meio que ficou acertado que eu faria o acompanhamento dessa instalação. Eu e a galera da produção saímos da empresa umas 3 da tarde para fazer a instalação das peças, vi tudo pronto já em cima da Kombi e pensei comigo mesmo:

- Essa porra não devia ser montada aqui no chão pra ver se tá tudo certinho não?

Mas fiquei só no pensamento, eu ali era o novato e não queria tomar apagação.

Chegamos lá e vimos que a instalação seria mais complicada do que o previsto, uma vez que nesse CCAA tem uma escada meio que transversal na entrada e os andâimes teriam que ser colocados alguns no chão e outros escorados nos degraus da escada, o que da uma grande margem para qualquer merda acontecer. No lugar onde iria ficar a mega fachada estava colocado um grande banner com a marca do CCAA que teria que ser desinstalado.

Andâimes montados, os caras subiram e começaram a retirada do banner que estava preso por cima do teto da casa, numa puxada mais bruta (peão é foda...) o banner rasgou bem na metade, os caras olharam para a minha cara e eu começei a rezar para o cara do CCAA não querer mais aquele banner e assim continuamos com a aplicação das peças. Eram 5 peças, 2 de um lado, 1 central e mais duas do outro lado, onde as 4 laterais se encaixavam com a do meio perfeitamente (pelo menos teoricamente...).

Após as 2 peças do lado esquerdo serem colocadas foram encaixar a do meio que para meu desespero não encaixava perfeitamente. Ficavam alguns centímetros afastadas das curvas da peça central. Essa é a hora que você olha pra cima, estufa o peito e diz:

- Fudeu tudo...

Tentei me acalmar, liguei para para dono da empresa e avisei da merda e entrei com calma para falar com o dono daquela franquia. Na sua saída para ver a confusão ainda percebeu que as letras que, conforme o projeto, deveriam estar recortadas no aço apenas tinham adesivos vinílicos em seu lugar. O cara pirou... No caso, estava a porra tooooda errada. Recolhemos nossos banos de bunda, andâime que não acaba mais e fomos embora prometendo retornar assim que o aço estivesse recortado corretamente, tanto os encaixes como as letras.

No dia seguinte eu chego na empresa e aviso logo, que pra essa porra dessa instalação da qual eu não tinha nada a ver com esse projeto todo errado, até porque numa fachada em que: Um vende, outro atende e outro vai acompanhar instalação, só podia dar merda. No dia da nova instalação eu taav na rua atendendo outro cliente quando o dono da empresa me liga dizendo:

 - Velho, eu sei que você falou que não ia acompanhar mais essa porra, mas o brother tá doente, você vai ter que ir...

Respirei e fui, com a quase certeza de que os caras dessa vez teriam montado essa porcaria no chão da empresa e visto que estava tudo certinho... Eu tenho mais é que me fuder mesmo...

Chegando lá, já encontrei os caras terminando de montar os andâimes novamente e falei:

- Se vocês não testaram essa porra no chão da empresa, monta agora antes de subir.

Dito e certo, não tinham testado, por incrível que pareça, os caras que recortaram as peças para encaixar perfeitamente no centro recortaram errado, e agora que elas tinham textos, para obter o encaixe perfeito das peças o texto teria que ficar de cabeça para baixo. Pensei em subir no andâime e me jogar de cabeça no chão, mas acendi um cigarro e fiquei pensando em como eu ia dizer para o cara. Não precisou, ele viu os andâimes lá de dentro e saiu para ver como estava ficando e viu a estrovenga montada no chão, olhou para minha cara e começou a descer as escadas driblando os andâimes...

CCAA - Como isso é possível?
Eu - Não tenho a menor idéia. Isso não poderia ter acontecido.
CCAA - Mas aconteceu...
Eu - É...
CCAA - Se essa fachada não estiver instalada no dia 20 (faltava 1 semana para o dia 20...) eu vou processar a empresa de vocês.
Eu - Com certeza ela vai estar instalada no dia 20! O senhor está coberto de razão. (Não sei porque mas essa frase normalmente acalma os clientes, por maior que seja a merda).

Virou as costas e saiu, sem nem um boa noite. Lógico que a essa altura e com todas essas merdas acontecendo eu não tinha certeza alguma de que essa porra estaria pronta, mas não podia mostrar fraqueza... Quando vou saindo o cara vira e pergunta:

CCAA: - Sim, e cade o banner?
Eu: - É que... (fudeu... pensei...) rasgou na retirada...
CCAA: - Ok, que maravilha, quando vierem trazer a fachada, quero outro banner.

Resultado? Tivemos que refazer o banner e todas as peças novamente, a única coisa aproveitada foi o acrílico e a parte central e no dia 20 lá estava ele todo pimpão olhando sua fachada instalada. Isso eu soube pelo outro atendimento porque eu não ia nessa porra mais nem amarrado de corda.

Quando eu planejo um projeto, gosto de acompanhar do nascimento da idéia até a instalação, quaquer coisa diferente disso, é chance demais para o azar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário