segunda-feira, 18 de abril de 2011

Riachuelo - Lançamento da Coleção Ivete Sangalo (Convento do Carmo)

O dono da empresa de comunicação visual onde trabalhava na época me passou o cliente, Riachuelo. Um produtor de moda local era responsável pelo serviço e era amigo dele, o tal produtor, tinha sido contratado por uma agência de São Paulo que tinha a conta da Riachuelo, a BigMan. O evento era o lançamento da Coleção Ivete Sangalo, que seria realizado no Convento do Carmo.

Bom, fui para a reunião de vistoria imaginando o que eles iriam querer fazer para um evento como esse e imaginando a viadagem que seria para ter autorização para qualquer intervenção mais arrojada no Convento do Carmo. Eu já sabia que não se pode bater um prego em nenhuma parede, assim como não se podem 200 outras coisas nesse hotel onde a diária é pra lá de 2.000 conto, em baixa temporada.

Chegando lá encontrei com o contratante e começamos a conversar, eu, ele  e a responsável de eventos do hotel que me olhava com um não na ponta da lingua, imaginando que eu fosse propor uma loucura a qualquer momento. A única coisa que propuz, mais diferente, foram uns tecidos amarrados nas colunas da entrada imitando umas fitas do Bomfim com a marca da Riachuelo. Ela não bradou, então, estaria autorizado, mas a agência decidiu não fazer.

Decidimos por peças que não teriam nenhum impacto nas paredes ou arquitetura, ou quase isso, tinhamos um backdrop*¹, que ficaria atrás do espaço onde Ivete faria a coletiva; um banner que ficaria preso em 2 porta banners que seria posicionado atrás de 2 poltronas enormes onde ela faria uma entrevista especial para a Riachuelo e uma outra lona com ilhós enorme, que teria a mesma altura do pé direito do Convento na parte interna. Aí é que entra o "ou quase isso", essa lona ficaria presa na tubulação anti-incêndio, um tubo de metal, que pra mim, sustentaria a lona, mas só sabe o peso de uma lona grande quem já carregou uma e essa era bem grande.

Com tudo acertado, cheguei na empresa e mandei o email com as medidas e fotos para o pessoal da BigMan fazer os layouts nos formatos corretos, coisa que eles fizeram até rápido demais pra o meu gosto, visto que comunicação visual quase sempre se fode na agência, o arquivo vem em cima do prazo. Com isso feito, só faltavam 2 coisas: marcar com a empresa que instalaria a estrutura metálica de boxtruss*², no caso a Loquip, onde a sempre solícita Bianca joga duríssimo e tem bons preços, e rezar para "Nossa Senhora de Segura a Lona" para a porra do tubo não vir a baixo com a lona gigante.

O evento estava marcado para as 11:00 então, marquei com os caras que instalariam a estrutura as 6:30 da manhã, para não ter como nada dar errado e estar com tudo pronto as 7:00 para eu colocar meu backdrop. Cheguei lá, as 7:00 relaxadão, com a certeza de que estava tudo certinho e que seria mamão com açucar (na verdade pra mim foi, eu odeio mamão...).

Quando eu entro na sala que teria o backdrop percebo que colocaram uma porra de um palco praticável de uns 40cm de altura colado no fundo da sala, o que acabava com todo o planejamento do backdrop que estava acertado para "morrer" junto ao teto, com esse palco a estrutura simplesmente não caberia.

O palco estava prontinho, com carpetes presos nos praticáveis e uma "saia" de lycra tensionada. Fiquei uns 5 minutos olhando aquela porra, imaginando que eu ia fazer da vida e mandei os caras irem instalar o resto do material. Cansei de ficar comtemplando a merda e verifiquei que eu teria que chegar o palco pra frente, como? Não tinha a menor idéia, mas teria...

Acompanhei a montagem do resto do material, o cano que eu estava com medo de despencar suportou o peso da lona numa boa. Mas a porra do palco estava lá, aquela porra... Nisso, as pessoas da Riachuelo começaram a chegar pra montar o evento, desfile, etc. E junto com elas eu sabia que estariam alguns grandes nomes da agência e também do marketing da Riachuelo, ou seja eu tinha que tomar uma decisão rápida ou comprar um tubo de KY. Porque ia sobrar no rabo de alguém, não era pra ser no meu e sim no de quem inventou esse palco depois, mas, ia acabar sendo no meu.

Os caras da minha produção estavam ali, sentados nas cadeiras e olhando pra o palco, junto com os caras que montaram a estrutura do boxtruus e os caras do hotel que eu já tinha convocado para ajudar a puxar o palco. Só que era impossível puxar tudo de uma vez, eram uns 4 praticáveis e todos presos uns aos outros pelo carpete de cima. Foi aí que eu despiroquei e disse: - Vou arrancar essa porra toda! A cara dos presentes não foi muito agradável, me olhavam como se fossem dizer: - Tá maluco porra? Ah, foda-se, calça de veludo ou bunda de fora, sem o backdrop não tinha entrevista e com o palco onde estava, não tinha backdrop.

Comecei a arrancar a toda a saia do palco e descolar os carpetes e consegui puxar o primeiro, detalhe que fazendo isso tudo sozinho e suando mais que puta da Ladeira da Montanha, acho que em algum momento os caras da produção pensaram: - Porra, se o playboy tá fazendo força não é a gente que vai ficar parado. E assim foram me ajudar.

Lá pelas 10:00 conseguimos relocar o palco e remontar o carpete e a saia da melhor maneira possível, na verdade, quem não viu como estava antes nem saberia dizer a diferença. No momento me que colocamos o boxtruss no lugar prontinho e brilhando, entram pela porta uns 3 caras bem vestidos, um mais normal, outro quase metrossexual o outro gordinho e alto pra caralho. Me apresentei e logo depois fiquei sabendo quem eram, o normal era o diretor de marketing, o metrossexual o dono da Riachuelo, (que cá pra nós, que eu nunca diria que era o dono) e o grandão era o tal "pica das galáxias" BigMan, o dono da agência.

Com tudo pronto e montado relaxei, fiquei observando a movimentação da montagem do desfile e da coletiva e cada vez mais eu percebo que comunicação visual não é muito diferente de qualquer outra área, não tem a peça correta? Armenga-se! Arruela vira porca e rebite vira cola.



*¹ Backdrop - Painél com marcas de patrocinadores que fica atrás de quem   está dando uma entrevista coletiva.
*² Boxtruss - Estrutura metálica treliçada para fixação de lonas ou luzes de boites em festas.

3 comentários:

  1. HEUEHUEHUEHUEHEUEHU...que pé de pica viu Tchuco! Caramba!
    Essa eu não conhecia!!!
    Beijos SUA TCHUCA!

    ResponderExcluir
  2. Pior é que só "nós" (da área) entendemos isso, né?
    Para quem é de fora, fica aquela coisa: "Ah, é 'isso' que vc faz?"
    Putz!!!!

    ResponderExcluir
  3. Sei bem o que é isso... o engraçado é que produção é produção em qualquer lugar... haja jogo de cintura heheheh

    ResponderExcluir