segunda-feira, 4 de abril de 2011

Adesivo em Academia de Prédio com instalador chorão...

Pra começar bem, resolvi contar minha primeira experiência acompanhando uma instalação de material, nesse caso, adesivos para uma Sala de Ginástica de um prédio na Av. Centenário. Eu não acompanho todas as instalações, normalmente, só vou quando o cliente é importante ou quando dá na telha, nesse dia, deu...

Todos os condomínios novos inventaram de ter Salas de Ginástica em seus playgrounds. É fato também que os síndicos sempre querem deixar esses espaços bonitinhos com plotagens, TV´s de Plasma, etc. (Mesmo que os aparelhos sejam uma merda...)

Esse caso não foi diferente, recebi a ligação do síndico do prédio e fui fazer a vistoria do local, tirar medidas, etc. Essa visita, normalmente, é bastante reveladora, porque tem pessoas que acham muito barato e outras acham que é caro, muitas vezes sem ter nenhum parâmetro para efetuar esse julgamento. Aí, se o profissional de atendimento for bom, vai fazer o cara envelopar até a mãe dele achando que tá pagando uma pechincha.

Nesse prédio tinhamos duas salas a plotar, a tal Sala de Ginástica e o Salão de Jogos, ambos recém construídos e com a tinta quase fresca, o que é um sério problema para aplicação de adesivos.

Lá fomos para a instalação, eu e mais 2 adesivadores (um deles na sua primeira semana na empresa, assim como eu...). Chegando lá, os caras começaram a montar tudo e eu fiquei observando.

Adesivos grandes, normalmente, são aplicados de cima para baixo e da esquerda para a direita, os caras começaram até certo, mas o adesivo estava mole* demais, A arte tinha um chapado preto na parte superior e quanto mais tinta você coloca no adesivo, mais ela reage fazendo com que o adesivo demore mais tempo para curar* (como os prazos de comunicação visual sempre são beeeeem apertados, conseguir que um adesivo esteja no tempo certo de cura é quase absurdo) e isso fazia com que o adesivo ao ser colado em cima não ficasse e fosse se enrolando e fazendo um bolo de adesivo nessa quina superior da parede, uma verdadeira cagada histórica.

O adesivador foi ficando nervoso, aplicando o resto mas olhando para aquela ponta ridícula (toda a parte superior do adesivo)que tinha ficado embolada e eu já preocupado com o resultado final do material, lógico que aquilo não ia ficar bom. Pra completar os dois sacanas perderam o alinhamento com a parede e o adesivo foi ficando diagonal para a direita, de modo geral, esses adesivos são reposicionáveis, você consegue levantar ele e aplicar novamente para corrigir esse tipo de erro. Aí deu-se o seguinte diálogo e foi aí também que deu-se a merda:

Marcelo: - Man, essa porra tá torta, levanta o adesivo e reposiciona.
Instalador 1: - Tá não véi.
Marcelo: Rapaz, olhe onde ele vai acabar embaixo, mais de 1cm afastado da quina da parede!!
Instalador 2: É cara, tem que levantar o adesivo.
Instalador 1: É, então bora, levanta ai...
Parede: - Crack!
Instalador 1: - Ih, fudeu...

É, meus amigos, nessa reposicionada o adesivo levantou sim, mas trouxe com ele um pedaço do reboco da parede do tamanho de Sergipe. Eu não sabia onde eu enfiava a cara e pra completar, quem chega?? O sacana do síndico me aparece na porta e fica contemplando a merda feita...

Nisso, o instalador desce da escada a passa por mim voando e vai para o jardim do prédio. Fiquei conversando com o síndico, dizendo que essas coisas eram normais e tal (mentira da porra, não tinha experiêcia com nada daquilo) e liguei para o dono da empresa que disse que estava pertinho e ia lá. Fui falar com o instalador para ver o que poderiamos fazer e continuarmos com os outros adesivos que tinham que ser instalados. O cara tava se acabando de chorar, dizendo que não tinha nada que desse certo pra ele e não sei o que. Rapaz, consolar seus amigos já é complicado, consolar instalador marmanjo com birra de adesivo é pra matar um.

O dono da empresa chegou, ficamos de fazer o serviço do reboco da parede no dia seguinte e aplicar o adesivo no dia que a massa e pintura estivessem concluidos e retomamos na mesma hora os outros adesivos, que foram aplicados entre uma lágrima e outra do nosso instalador sensível.



*1  e *2: Adesivos para impressão são compostos, em sua maioria, de 3 camadas a tinta passa para a segunda camada onde reage com outros componentes químicos e é fixada e a última que é a cola. O tempo necessário para essa fixação é chamado de cura. Se esse tempo não for respeitado, o material ainda vai estar reagindo, deixando as partes mais chapadas do adesivo moles e, praticamente impossível, de serem aplicadas.

2 comentários:

  1. Acho que foi a lágrima desse sacana que deixou o reboco mole. :)

    ResponderExcluir
  2. "Marcelo: - Man, essa porra tá torta, levanta o adesivo e reposiciona." Mais você impossívell!!!
    Adorei esse post!! =] bjobjo

    ResponderExcluir